Concreto Armado
Atualmente, para a construção de edifícios de múltiplos pavimentos, continua sendo freqüentemente adotado o sistema estrutural convencional, ou seja, emprego de vigas, lajes e pilares moldados “in loco” para posterior execução dos sistemas de vedação.O sistema convencional pode contemplar estruturas reticuladas de lajes e vigas, lajes planas ou lajes nervuradas. O importante é encontrar, dentro das possíveis soluções, aquela que seja mais adequada ao fluxo de caixa e às características do empreendedor.
Este sistema é o que possui a maior abrangência, pois é adaptável às mais variadas soluções arquitetônicas, e também às mais diversas condições de execução disponíveis, por não depender, por exemplo, de canteiros com grande espaço, nem de equipamentos como gruas e guindastes.
Por outro lado, por ser mais flexível, o sistema em si não exige tanto rigor na qualidade de execução quanto os sistemas com uso de pré-moldados, por exemplo. Por isso, a preocupação com o controle de qualidade deve ser ainda maior no sistema convencional.
-
Montagem
Montagem da armação de lajes e vigas no sistema convencional. -
Estrutura
Estrutura no sistema convencional. -
Estrutura
Estrutura em laje nervurada. -
Estrutura
Estrutura no sistema convencional.
Sistema Convencional
- Flexibilidade de formas e vãos
- Não requer mão-de-obra especializada
- Menor investimento com logística e equipamentos
Vantagens
- Maior consumo de formas e escoramento
- Maior consumo de mão-de-obra
- Menor controle de qualidade inerente ao sistema