Prêmio talento

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural foi criado em 2003 visando valorizar a profissão de Engenharia de Estruturas. Desde então, ano a ano, projetos já executados e com destaque no cenário nacional são premiados dentro de categorias segundo seu porte e sua finalidade.

Nesse ano, tendo desenvolvido alguns projetos de grande visibilidade, a Pedreira resolveu concorrer ao Prêmio. Entre esses projetos, alguns Empreendimentos Comerciais, outros Residenciais com grandes Torres e ainda muitos Empreendimentos desenvolvidos para a chamada "Baixa Renda".

O Projeto escolhido para participar foi o Viver Ananindeua, da Inpar Empreendimentos Imobiliários. Esse projeto, o 2º projeto aprovado pelo Minha Casa, Minha Vida no Brasil, trouxe para o escritório um grande desafio: construir com um custo competitivo 920 unidades habitacionais, em um terreno de 91 mil m2 no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém do Pará, num curtíssimo prazo, com qualidade, durabilidade e cujo produto tivesse estética aprovada pelos clientes.

A solução encontrada para esse desafio foi projetar as edificações desse conjunto no Sistema de Painéis Portantes e transformar a obra numa indústria de produção de apartamentos. Uma usina com capacidade de produção de 8 aptos/dia foi instalada no canteiro para a fabricação das peças componentes do sistema. A montagem de cada bloco com as paredes, lajes e escadas fornecidas pela usina, formando a estrutura e a vedação da edificação, era realizada em apenas 16 dias.

O uso do Sistema também possibilitou uma redução no consumo de materiais, uso de material e mão-de-obra existente na região e ainda uma significativa redução de perdas e de resíduos gerados pela construção.

Esse projeto é resultado da constante preocupação do escritório em pesquisar soluções inovadoras e de racionalização das estruturas através de pesquisas, cursos e troca de informações com consultores e parceiros também engajados nessa busca.

No último dia 27 de outubro fomos premiados com a Menção Honrosa do Prêmio Talento na categoria de Pequenas Estruturas. Esse resultado e os retornos dados tanto pelo nosso cliente, a construtora, como pelo usuário final, o morador da edificação, mostram que esse desafio foi vencido!

premio talento
Eng. Otávio Pedreira de Freitas (à dr.) recebe troféu e certificado alusivos à menção honrosa das mãos de José Walnei (Diretor de Venda Direta da Gerdau)